Eventos || Rá•Tim•Bum - O Castelo

10.8.17

Mês Passado (14/06) eu finalmente fui na exposição do Castelo Ra Tim Bum, no Memorial da America Latina (São Paulo/SP). Foi uma das melhores experiencias do meu ano! E é bem maior e bem mais detalhado essa exposição do que poderia se imaginar. A principio, se pensa que é só algumas coisas e peças usadas no programa, mas quanto mais você anda, mas tem pra ser visto! Eles fizeram questão de colocar matérias sobre o Castelo, descrições em cada coisa em exposição. Até o sons são característicos. São varias alas, divididas para cada personagem, e quadro que avia no seriado. Os detalhes são de deixar de boca aberta, e uma vontadezinha de chorar pela nostalgia! 
**vai clicando nas fotos para ampliar e ver melhor**
***Postagem gigante, com varias fotos. garanta que sua internet esteja boa para carregar tudo. ÇuÇ ***

De fora já dá para ver a dedicação aos detalhes! A Bandeira, a antena, algumas vinhas nos muros.. Era muito gratificante ver uma replica deste tamanho do Castelo.. (Para quem não sabe, as cenas que apareciam na Serie, eram gravadas a partir de uma miniatura). Só pelo lado de fora eu já estava me sentindo uma criança novamente!

E antes de entrar no Castelo, você ainda tem oportunidade de tirar foto com o Porteiro, que mexia de verdade! <3 E ao entrar, a primeira coisa que você dá de cara, é justamente a replica  do Castelo RaTimBum! Que coisa mais linda, dava vontade de ficar horas ficar olhando os detalhezinhos da miniatura!


Meio Hogwarts.. amei...

E então, vamos para a ala da Divosidade Rainha do Rosa .. Penelope! *0* <3 
 

A proxima ala é uma area dedicada a pequenas descrições de outros programas da Tv Cultura. Algumas Tv, no estilo das antigonas (com tubo, com efeito fantasmas e fora de area) passava alguns episodios dessas series. E para curiosidade de muitos: Castelo RaTimBum é de 1994, então sim, meus amigos, estamos ficando velhos! ÇuÇ
  

A Area do Etevaldo me fez chorar! Mano do ceu que aperto no coração! Era um espaço pequeno, só pro personagem. Era escuro, então as fotos não ficaram tão boas </3 Mas só de lembrar que infelizmente o ator (Wagner Bello) já faleceu é de cortar o coração porque, como eu era pequena, quando não tinha mais o Etevaldo na serie era mais ou menos algo como: Etevaldo foi embora para as estrelas. Agora mais velha, sei o que realmente aconteceu, e é de emocionar. <3
Etevaldo, melhor Ete<3

E claro, teve a sessão do triozinho do barulho! ~hahaha~ As fotos não ficaram tão boas porque tinha muita luminosidade e reflexo nos vidros. Mas essas são as roupas clássicas usadas pelos personagens Pedro, Zequinha e Biba. Na parede também tinha alguns rascunhos e descrições dos personagens. Uma das partes que mais gosto desses quadros com descrições, é que alguns envolvem até mesmo retalhos das opções de tecidos que queriam usar para a roupa dos personagens. Achei uma coisa muito interessante de ser apresentada ao publico. Fica uma cosia com um ar de: Eles não pegaram qualquer roupa que viram pela frente. Realmente se empenharam em que tudo tivesse algum significado ali.
  

A sessão ao lado era do Telekid, interpretado pelo Marcelo Tas <3
 

E finalmente chegamos na parte que eu não consegui segurar o choro. Meus olhos começaram a lagrimejar, e eu só conseguia agradecer por estar escuro o lugar para ninguem ver uma criança de 20 anso chorando sozinha. Nessa parede estava cheia com cartas dos fãs do Castelo que mandaram com doações. Para quem não está entendendo: Muitas pessoas, quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças (e até mesmo adultos) chegaram a mandar cartas com DINHEIRO para os atores não parassem de gravar. Essas cartas tinham desenhos, e alguns descreviam o quanto amavam o programa. Eu tive o prazer de conseguir ler algumas dessas, e o choro foi grande.

E seguindo pelo mesmo corredor, estava algumas telas,com as pessoas que participaram da produção da serie (diretor, atores, convidados, etc), Eles comentavam as experiencias coma  serie, e como se sentem sobre terem participado delas. Outra coisa de emocionar demaaais..


Quando entrei na ala do Mal, eu quase tive um treco. Estava tocando a musiquinha de fundo, junto com a risada dele. OOh nostalgia. Era uma das minhas partes/quadros favoritos da serie.
 

Dr. Abrobrinhaaaaa.. AAAAAhhh
Eu simplesmente amei o cenario que fizeram para ele. Uns detalhezinhos, e os quadros mostrando algumas versões de disfarces que ele fez. <3


Tibio e Peronio <3
 
 
 

E claro que não poderia faltar nosso querido Relogio <3

Depois disso, entramos em uma grande ala, com varios elementos da serie.
E como sempre, os detalhes são MARAVILHOSOS...




Eu queria um papel de parede desses...

E uma comoda dessa...
E as marionetes!! Cara, como eu amava o quadro das marionetes <3


E então, entramos num pequeno quarto, que pode ser uma demonstração do escritório do Tio Victor. Para caracterizar o personagem, não havia tanto enfeites. Contava mais com uma pequena amostra da mesa, e alguns quadros nas paredes com detalhamento da construção do personagem.

E um dos lugares que mais me maravilhei, e que me recusava a sair, era a biblioteca. Meus amigos, quase chorei.. Que decoração linda! Não era papel de parede, ou a famigerada gambiarra.. Tudo nas prateleiras eram livros de verdade! Algusn livros eram destacados, talvez referencia a livros que tenham sido usados em episodios... Isso é para ver a dedicação da equipe!



E sim.. tinha o Gato.. e ele falava!! aaaaaaaah

E a sala seguinte era do.. "Passarinho, que som é esse?" ♫♪
Mais uma sala pequenininha, mas suficiente para mostrar um pouco mais dos personagens.
E eu acabei parando desse Ovo Gigante ~hahaha~Achei super interessante terem dado a opção de deixar as pessoas entrarem na casca pra tirar foto <3

E então.. a ala das Fadinhas... <3 
Decoração simples, e maravilhosa! E ver esses vestidos de perto, chegou a me dar vontade de fazer cosplay! <3~hehe~

Seguindo, você vai a uma corredor ligeiramente estreito pela decoração, no estilo Caipora <3 Nos monitores, passava alguns videos de lugares como na Mata Amazônica, característicos dos momentos quando nossa querida amiguinha vermelha começava a contar suas historias.

E claro, um lembrete de sempre lavar a mão, mas nunca desperdiçar agua!!
~"Lava uma mão.. lava a outra.. ♫♪"

E então, vamos para o melhor comodo de TODAS AS CASAS.... A Cozinha! ~muahahaha~
Nessa ala, ao invés de quadros, eles usaram algumas portinhas da parede para mostrar algumas fotos de cenas marcantes que já se passaram na Cozinha do Castelo.

E obviamente não poderia faltar um pequeno espacinho para o Bomgo <3 Melhor entregador!

Já do lado, tinha a coisa mais fofinha do mundo.. Havia uma banheira, e embaixo, o Rato andando. Ele circulava a banheira toda. Em foto não tenho, mas tem ele andando no video no final dessa postagem <3

E tinha a coleção dos Dedos <3

E na (infelizmente) ultima parte de nossa visita, é o lugar que quando entrei chegou a me dar arrepios, de eu ficar parada na frente da entrada admirando.
Era a sala/entrada do Castelo. Onde tinha arvore, com uma Celeste que se movimentava, e aquela porta giratório que vai ao quarto do Nino embaixo da escada (infelizmente a porta não girava de verdade <3)
No final da escadaria, tinha o quarto da Tia Morgana, que tinha muita decoração pra pouco lugar. Que lugar trevoso magnifico! <3

Tinha a casinha dos passarinhos.. AAAAHh!

Só não faço isso na minha parede, porque tenho dó de colar meus quadrinhos!!!
Papel de parede do quarto do Nino.. Melhor papel de parede!



Nessa prateleiras tinhas alguns itens que eram vendidos em nome do Castelo; Fitas cassete, pelucias, quadrinhos, enfeites... <3 

E na saida, você encontrava uma lojinha com umas coisas que é de cortar o coração não poder comprar por não ter mais dinheiro.. ~Hahaha

Essas miniaturas foram feitas em palito de fosforo.. MANO DO CEU, olhem esse detalhamentos nesses bonequinhos!!! Que coisa mais perfeita!

E também, caso bater a fome, tem sempre a feirinha do lado de fora, com comida de todo tipo, e lugar pra sentar e descansar <3

E é isso, não tirei tantas fotos quanto queria (só tirei umas 200.. só :v ) As minhas gravações também não ficaram tão boas, mas é que passei a maior parte do tempo, obviamente, olhando os detalhes do lugar... Absorvendo toda a vibe do lugar, lendo as plaquinhas, os memorandos, os quadros, apreciando as musicas.. Tentando não chorar.
É uma experiencia unica. Por isso aconcelho, quem puder, vá!! Não se arrependerá! É simplesmente fantastico! Foi uma das melhores experiencias que tive. 
A preparação do lugar foi incrivel, perfeito! É de emocionar quem teve oportunidade de crescer assistindo a serie, e oportunidade de mostrar quem não conhece, ou mostrar as crianças de hoje em dia um pouquinho da cultura que a tv brasileira já teve. 
É com muito prazer, que digo... Castelo Ra Tim Bum fez, e faz parte, da minha infância e da minha vida.
Confiram ai o video ;)


 
E corre ai, que ainda dá tempo..

• A exposição foi prorrogada até dia 30 de Setembro!!!!
• O endereço é: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Ao lado do Metrô Barra Funda;
• E os horarios são: Terça a Sexta-feira, das 9h às 21h | Sábados, Domingos e Feriados, das 9h às 22h.
• Ingressos: R$ 20 (meia R$ 10,00)
• Os ingressos podem ser comprados na portaria, ou pela internet (aconselhável).
• Site para compra: https://www.totalplayer.com.br/memorial

---

0 comentarios

Meu Instagram (¯▽¯;) (@irisjovem)

Meu Canal (/≧▽≦/) (WhyIrisJovem)

Minha Pagina \(≧ω≦)/ (/IrisJovem)